Por que investir na modernização do elevador do seu prédio?

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde 1500 a.C. a humanidade registra esforços para transportar verticalmente cargas e pessoas. Somente no século XIX,  foi criado e patenteado o elevador de segurança pelo americano Elisha Graves. 

Ao longo dos anos, estes equipamentos foram se aprimorando com circuitos eletrônicos mais tecnológicos, que permitiam mais eficiência e segurança na desenvoltura do sistema.

Com a crescente globalização e verticalização das cidades, o uso do elevador se tornou indispensável na vida das pessoas, e mediante a isto, estes precisam estar sempre com a manutenção em dia, para que se mantenham eficientes e seguros mesmo após décadas de uso.

De tempos em tempos, é recomendado a atualização tecnológica desses equipamentos, pois seus componentes com o passar do tempo vão ficando obsoletos. Quer saber mais como isto funciona? Continue a leitura deste artigo e entenda as razões para investir nos ajustes necessários!

 

A modernização do elevador

A modernização de elevadores é um serviço de análise técnica (pericial) e aperfeiçoamento do seu equipamento com base na avaliação de componentes elétricos e mecânicos que podem ser trocados por outros mais seguros, eficientes, econômicos e duráveis.

Normalmente, recomenda-se a modernização do elevador acima de 20 anos de instalação.

 Existem dois tipos de modernização em elevadores: 

Modernização estética: A reforma estética foca em todos os elementos visuais do equipamento, como a instalação de inox na cabina, novos pisos, subtetos mais modernos, instalação de espelhos, entre outros… atuando somente no design do equipamento.

Modernização parcial: Consiste na substituição de alguns componentes do elevador, aproveitando parcialmente outros sistemas existentes. 

Modernização total: Na modernização total, são substituídos todos os componentes eletrônicos e mecânicos do elevador, como comando, operador de portas, portas de pavimento, entre outros componentes necessários para o bom funcionamento do seu equipamento.

Entre as principais razões que determinam a modernização, destacam-se a busca por melhor desempenho, maior conforto e segurança aos usuários, economia de energia, redução do número de paradas para manutenções corretivas, adequação a normas técnicas, renovação visual das cabinas e valorização do imóvel.

 

5 motivos para modernizar seu elevador:

Os principais sinais que indicam que está na hora de modernizar seu elevador, são:

  • Equipamento começa a apresentar muitos problemas;
  • Paralisações e falhas constantes;
  • Necessidade de troca de peças cada vez mais frequente;
  • Apresentação de desnível entre o andar e a cabina (degrau);
  • Emissão de barulhos anormais ao funcionamento;
  • Entre outros.

Agora que você já conhece a importância deste equipamento em seu condomínio e os tipos de modernizações de elevadores que existem, é preciso saber quais as vantagens deste processo:

1 Economia de energia elétrica

Estima-se uma economia de energia de  30% a 40% a partir da reforma do equipamento. Isso porque, quando desatualizados e obsoletos, os componentes eletrônicos  possuem um maior gasto energético para funcionamento, em comparação a comandos microprocessados. 

2 Evitar gastos emergenciais

Com a modernização de seu elevador e mantendo a manutenção em dia, a possibilidade de surgir gastos emergenciais é significativamente reduzida. Além do mais, evita-se o desconforto de interditar o aparelho por problemas ocasionados por peças obsoletas.

3 Mais conforto e segurança aos usuários

A maior reclamação de usuários em elevadores antigos é o desconforto durante a sua utilização, onde são comuns solavancos, paradas bruscas, barulhos e em algumas vezes desníveis em suas paradas nos andares.

Com a modernização, é possível eliminar estes problemas de seu equipamento, garantindo maior segurança e conforto aos seus usuários.

4 Elevar o valor do patrimônio

A modernização do elevador além de trazer mais comodidade aos usuários, também é capaz de aumentar o valor do seu patrimônio, seja ele um apartamento ou sala comercial. 

Esse fator é um diferencial no mercado imobiliário e pode ser decisivo no ato de compra e venda de um imóvel.

5 Melhora a aparência em geral

Por ser o cartão de visita do condomínio, um elevador antigo e ultrapassado passa a sensação de descuido para todo o prédio.

Com a modernização e redesign de seu equipamento ele ficará mais elegante, transparecendo maior conforto e comodidade aos seus usuários e visitantes.

 

Quem pode fazer a modernização do elevador? 

Ainda não sabe qual empresa pode fazer uma boa reforma no elevador? Entenda que não só os fabricantes dos equipamentos podem fazer os reparos necessários, já que hoje em dia existem empresas de elevadores aptas a realizar este serviço.

Ao escolher a melhor prestadora de serviços em manutenção de elevadores prediais da sua região, atente-se a sua experiência no mercado, referências comerciais, seu quadro de profissionais e seu registro nos órgãos competentes.

Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *