O uso correto do elevador

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quando deve usar cada tipo de elevador?  Qual o uso correto deste equipamento em seu edifício? Confira o artigo a seguir e entenda sobre o assunto!

Elevador social X elevador de serviço

Geralmente, quando há dois elevadores em um edifício, significa que um deles é social, ou seja, voltado para o transporte de pessoas, e o outro é de serviço, isto é, ideal para transportar cargas.

Porém, essa divisão costuma gerar confusões – até mesmo, polêmicas – entre alguns, devido algumas restrições. Acontece que a Constituição Federal de 1988 assegura a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Em relação à legislação, elevadores sociais podem ser usados por todos, assim não há lugar para que a discriminação contra funcionários exista. Em outras palavras, tanto os moradores e visitantes quanto os funcionários do espaço podem usar o elevador social.

O elevador de serviço, por sua vez, é destinado principalmente ao transporte de cargas, como: carrinhos de compras; mudanças; encomendas grandes; objetos que deixem resíduos ou odor no ambiente e materiais de limpeza.

Em cidades litorâneas, os banhistas devem utilizar o elevador de serviço para evitar danos ao equipamento, causados pela presença de umidade e areia em suas roupas e pertences.

Além disso, pessoas com animais de estimação também devem trafegar pelo elevador de serviço.

O uso correto do elevador: utilize o equipamento com segurança

Grande parte dos problemas em elevadores são gerados por mau uso, como excesso de peso, portas presas ou forçadas, sujeira jogada no poço do elevador, etc.

O uso adequado dos elevadores aumenta a eficiência do sistema, economiza energia, evita defeitos e garante a segurança dos usuários. Seguindo as dicas abaixo você ajudará a ter um equipamento eficiente, seguro, e bem cuidado.

Algumas dicas imprescindíveis para garantir a segurança de todos são:

  • Respeite o limite de carga determinado na placa localizada no interior da cabina;
  • Ao entrar e sair, certifique-se de que o elevador encontra-se no nível do pavimento, atentando-se a possíveis degraus;
  • Observe a lotação máxima do equipamento, se ele estiver muito cheio, espere para pegar em breve;
  • Não permita crianças desacompanhadas no elevador, brincadeiras, pulos e movimentos bruscos dentro da cabina.
  • Aperte o botão de chamada apenas uma vez.  
  •  Não forçar/acelerar o fechamento e abertura das portas.
  • Não bloqueie o fechamento da porta com as mãos;

O que fazer se o elevador parar comigo dentro?

De acordo com estatísticas, a maior incidência de acidentes com elevadores está relacionada com atitudes incorretas no resgate de passageiros presos no interior das cabinas sem o auxílio de uma equipe habilitada, sendo esta atitude não aconselhada.

Siga atentamente  estas instruções:

  • Acione o botão de emergência (alarme)  e/ou o interfone para pedir ajuda na portaria 
  • Procure manter a calma e aguarde;
  • Se o elevador parar entre os andares, permaneça em seu interior até a chegada do técnico.
  • Jamais force a abertura da porta nem tente sair se houver alguma brecha.

Lembrando que as cabinas são projetadas para circulação de ar, portanto, não irá faltar oxigênio.

Regras de bom uso do elevador do condomínio

Além das questões primordiais de segurança, há algumas regras de conduta que confirmam o uso correto do elevador de seu condomínio, por exemplo, as crianças sempre devem estar acompanhadas de um responsável, também é recomendável não chamar dois elevadores ao mesmo tempo e nem acionar repetidas vezes os botões.

Ser paciente e respeitável com os outros é importante. Espere que os passageiros saiam do elevador para depois você entrar e jamais fume no interior da cabina.

Conheça a Simem Elevadores & Tecnologia

Você já sabe como fazer o uso correto do elevador, mas também precisa manter o equipamento funcionando adequadamente e sem oferecer riscos de paralisações a ninguém.

Para isso, conte com os serviços da Simem Elevadores & Tecnologia! Oferecemos soluções inovadoras em manutenção de elevadores, modernização e instalação de elevadores.

Somos especialistas em manutenção e reforma de elevadores residenciais e empresariais!

Solicite já seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *