Características e vantagens do elevador hidráulico

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que no mercado existem outras opções de elevadores? Não somente o tradicional modelo mecânico, como também, o elevador hidráulico.

Sabemos que na hora de escolher um equipamento de transporte vertical podem surgir algumas dúvidas, afinal, qual seria a melhor opção? Para facilitar a tomada de decisão, preparamos este artigo explicando algumas características dos equipamentos:

  • Como os equipamentos hidráulicos funcionam?
  • Diferenças entre o modelo hidráulico e o mecânico.

Boa leitura!

O que é o elevador hidráulico e como funciona?

Este é considerado um dos equipamentos com sistemas de instalação mais simples, ocupando pouco espaço, em comparação aos equipamentos tradicionais.

Os elevadores hidráulicos têm como base o Princípio de Pascal, que diz o seguinte: “a pressão aplicada em um ponto de um líquido em repouso é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido”.

Os elevadores hidráulicos são dotados de um sistema cuja movimentação da cabina (local onde se é transportado pessoas ou cargas) é realizada através da injeção de óleo, sobre pressão, no interior de um cilindro hidráulico (pistão), fazendo com que a cabina se desloque no sentido vertical de subida ou descida. 

Seu acionamento é realizado com uma bomba submersa em um reservatório de óleo, interligado ao pistão através de uma mangueira hidráulica. Seu sistema de funcionamento baseia-se na liberação controlada de óleo através de um bloco de válvulas e um sistema lógico programável, que proporciona viagens mais suaves e paradas precisas.

Quais as diferenças entre os elevadores hidráulicos e o eletromecânicos? 

A principal diferença entre os dois tipos de elevadores é a forma de acionamento com que os sistemas deslocam a cabina. Os elevadores eletromecânicos  contam com uma máquina de tração superior, que traciona, por meio dos cabos de aço, fazendo o conjunto Cabina/Contrapeso se movimentar, já os elevadores hidráulicos realizam a movimentação da cabina por meio da pressão do óleo pelo pistão, como explicado anteriormente.

Os elevadores hidráulicos possuem melhor custo benefício para edificações até 07 paradas, por serem mais econômicos: consumindo menos energia devido ao seu tipo de acionamento (só gasta energia na subida), serem mais silenciosos, além de dispensar a construção da casa de máquinas superior. Os hidráulicos também exigem de uma infraestrutura mais simples para a instalação e proporcionam maior facilidade de manutenção reduzindo assim custos operacionais.

Neste conteúdo, você conheceu as características e vantagens do elevador hidráulico

A Simem Elevadores e Tecnologia é especialista em soluções inovadoras para transportes verticais.

Se você gostou deste artigo, aproveite para visitar nosso InstagramFacebookLinkedInYouTube ou site!, trazemos constantemente informações atualizadas sobre o assunto.

 Nos acompanhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *