As vantagens de ter um elevador residencial

Tempo de leitura: 3 minutos

O conforto do lar é um bem valioso, algo que se intensificou ainda mais devido ao distanciamento social em tempos de pandemia, onde as pessoas passaram a ficar mais em suas residências. Quem gosta de passar um bom tempo em casa busca por recursos para otimizar sua moradia, e um destes pode ser o elevador residencial

Facilitando o deslocamento no dia a dia, este equipamento é uma ótima alternativa para residências com dois ou mais andares. Inclusive, é um item indispensável em casas com moradores que possuem mobilidade reduzida. O elevador residencial proporciona praticidade, conforto e segurança para a família, além de valorizar o seu patrimônio economicamente e esteticamente.

Mas, afinal, quais são as características dos elevadores residenciais? Existe um tamanho específico e um limite de capacidade suportada?  Essas e outras questões serão respondidas neste artigo. Continue acompanhando e faça uma boa leitura!

O que é um elevador residencial?

Diferente dos tradicionais elevadores de passageiros presentes em edifícios com grande fluxo de pessoas, o elevador residencial é instalado em casas com mais de dois pavimentos.

Também é indicado para residências que contenham moradores com dificuldade de locomoção. Outra funcionalidade é o transporte de cargas, no caso de residências que possuem um comércio da família no primeiro andar.

Seu tamanho e capacidade são reduzidos em comparação com outros dispositivos dessa natureza. Também conhecido como home lift, esse aparelho é caracterizado por ser silencioso e não conter casa de máquinas, o que facilita a instalação e promove maior conforto ao lar.

O elevador residencial pode ser instalado em qualquer lugar?

Elevadores residenciais possuem uma grande vantagem em decorrência de suas dimensões compactas: eles podem ser instalados em qualquer local da casa! Isso faz com que haja diversas possibilidades, favorecendo a praticidade de instalação.

É importante observar, no entanto, a estrutura da construção para elaborar um projeto compatível com a residência. Essa função fica a cargo de profissionais de engenharia e arquitetura, a fim de que o equipamento seja instalado no espaço adequado. 

Quais são as dimensões de um elevador residencial?

As dimensões de um elevador residencial simples, como mencionamos brevemente, são menores que de um elevador convencional visto em edifícios.

Para a instalação de um elevador residencial, é necessária a medida mínima de 1,35 M x 1,35 M para a caixa de corrida. Nestas dimensões, comporta-se uma cabina para 03 passageiros.O percurso máximo para este modelo de elevador é de até  4 paradas. 

Qual é a capacidade de um elevador residencial?

O uso correto do elevador garante seu bom funcionamento e a segurança dos passageiros, e um dos aspectos mais importantes para este uso é justamente respeitar o limite de peso suportado pelo aparelho.

Nesse sentido, a capacidade varia de acordo com o tipo de elevador. Um elevador residencial simples pode suportar em média 225 kg.

Vale salientar que todos os requisitos de dimensão e capacidade devem obedecer às normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Se você gostou deste artigo, aproveite para visitar nosso Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube ou site e confira outros conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.