Quando realizar a modernização de seu elevador?

Tempo de leitura: 3 minutos

O elevador é considerado o meio de transporte mais seguro e é amplamente utilizado no cotidiano de moradores, trabalhadores e visitantes de prédios comerciais ou residenciais. Embora o equipamento tenha uma extensa vida útil, especialmente com as devidas manutenções, a modernização do seu elevador se torna uma necessidade após um determinado tempo de uso do equipamento.

A grande questão é: qual será o momento adequado para modernizar o elevador?

Bom, se o aparelho é muito antigo e/ou apresenta defeitos mesmo com a manutenção em dia, talvez seja a hora de substituir alguns de seus componentes por novas tecnologias.

O que é modernização de elevador?

A modernização do elevador consiste na análise técnica do equipamento e a troca dos componentes antigos por novos, mais eficientes, seguros, econômicos e tecnológicos.

Estes são os tipos de modernização de elevadores:

  • Modernização estética: A reforma estética foca em todos os elementos visuais do equipamento, como a instalação de inox na cabina, novos pisos, subtetos mais modernos, instalação de espelhos, entre outros… atuando somente no design do equipamento.
  • Modernização parcial: Consiste na substituição de alguns componentes do elevador, aproveitando parcialmente outros sistemas existentes. 
  • Modernização total: Na modernização total, são substituídos todos os componentes eletrônicos e mecânicos do elevador, como comando, operador de portas, portas de pavimento, entre outros componentes necessários para o bom funcionamento do seu equipamento.

Portanto, modernizar o elevador é a garantia de mais conforto e segurança aos usuários, além da redução do consumo energético através de recursos e funções mais atuais.

Como e quando fazer a modernização do elevador

O elevador é um dispositivo de transporte vertical utilizado diariamente, por isso, é comum que haja desgastes ao longo do tempo.

Ainda que os passageiros pratiquem o uso correto do elevador, ele pode apresentar falhas, o que também vai depender da frequência com que é feita a manutenção preventiva

Mas esses fatores não dispensam a necessidade de modernização do elevador, que deve acontecer, geralmente, após 20 anos de sua instalação. Afinal, é de suma importância fazer a troca dos componentes ultrapassados por itens de melhor qualidade e longa duração.

Itens para verificar e modernizar em seu elevador

Apesar do tempo estimado para a modernização, pode ser que esse período seja maior ou menor, conforme o funcionamento do aparelho. Sendo assim, é necessário observar os seguintes aspectos:

  • Aumento de falhas e da frequência de manutenções corretivas;
  • Aumento de consumo de energia;
  • Aumento de barulhos.

A importância da modernização do elevador

Além das questões estéticas e técnicas, é fundamental que o elevador funcione em conformidade com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A modernização do elevador também é importante devido às suas vantagens:

  • Economia de energia elétrica;
  • Melhora no fluxo de usuários;
  • Acessibilidade;
  • Otimização do design;
  • Valorização do imóvel;
  • Redução de paralisação por falhas.

Agora que você já sabe por que deve realizar a modernização do seu elevador, que tal conhecer uma empresa que pode realizar esse serviço?! A Simem Elevadores trabalha com soluções inovadoras em transporte vertical: instalação, manutenção e modernização de elevadores.

Acesse nossas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

YouTube

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *