Itens que devem ser avaliados na instalação de elevadores

Tempo de leitura: 3 minutos

Os elevadores são indispensáveis para a comodidade e conforto, seja em um edifício comercial ou residencial. Porém, trata-se de um meio de transporte complexo e quem o adquire pela primeira vez pode ter dúvidas em relação ao que avaliar antes de sua compra.

Nossa primeira dica é: seja para substituição, troca de um modelo antigo ou instalar um novo, é preciso contar com a assistência de uma empresa de instalação e modernização de elevadores, que garante a segurança e o bom funcionamento do equipamento.

E os demais itens que preciso avaliar? É sobre eles que falaremos no artigo a seguir.

Continue a leitura e entenda.

Instalação de elevadores em prédios antigos

A acessibilidade e a praticidade oferecida pelo equipamento também pode se estender a edifícios antigos. Porém, nesse caso há algumas considerações importantes a se fazer.

Antes é preciso efetuar um estudo da estrutura do imóvel. Essa análise oferece um laudo de viabilidade técnica da obra.

Caso a obra seja tecnicamente possível é preciso fazer a parte de alvenaria onde o dispositivo será alojado. Vale pontuar, que esse serviço é de responsabilidade do contratante/condomínio e o custo deve ser calculado à parte.

Além disso, antes de instalar o equipamento é preciso ter em mãos o alvará emitido pela prefeitura, de acordo com a legislação urbanística do município.

Benefícios de um elevador

Ter um elevador moderno ainda é um diferencial, principalmente quando tratamos em edifícios residenciais.

Desde o uso cotidiano (para mover compras e algumas mobílias),  há casos de utilização para necessidades especiais (auxiliar pessoas com baixa mobilidade física). Elevador oferece comodidade, praticidade e conforto.

Os benefícios da instalação de elevadores são:

1.Segurança;

2.Comodidade e conforto;

3.Economia;

4.Integração estética ao ambiente.

Tudo isso resulta na valorização do imóvel.

Espaço correto para a instalação de um elevador

Para determinar o espaço correto para a instalação de um elevador é preciso levar em consideração uma série de fatores.

Avaliar a finalidade de seu uso e se é para poucos moradores, para grande movimentação comercial ou cargas industriais, por exemplo. Este é o primeiro ponto. Isso determinará as dimensões e a capacidade.

Também é preciso considerar o tipo de edifício (residencial, comercial ou industrial) onde acontecerá a instalação do dispositivo.

E não se deixe enganar! O porte desse meio de transporte pode não estar relacionado à sua capacidade. É possível ter um equipamento menor e com uma grande força e eficiência, por exemplo.

Características da empresa para instalação do elevador

Como você observou até aqui, investir em elevadores modernos pode ser um desafio. Por isso é preciso contar com uma empresa que tem como foco a excelência na prestação do serviço.

Ela também deve investir constantemente em tecnologia, trabalhar com fornecedores respeitáveis e estar sempre alinhada com as exigências do mercado.

O tempo de experiência da empresa e o portfólio de clientes podem dar um vislumbre da qualidade do seu trabalho. Fique muito atento a esses fatores e não se esqueça de que o fornecedor da manutenção preventiva de elevadores deve ter as mesmas qualidades.

Por meio desse artigo você conheceu os principais itens a serem avaliados na instalação de elevadores. Para ter acesso a mais conteúdo como este, siga nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *