Elevador Panorâmico: Quais as suas principais vantagens?

Tempo de leitura: 3 minutos

O elevador panorâmico é um transporte predial com uma ou mais paredes de vidro e, geralmente, instalado em uma estrutura autoportante de vidro. Estruturas autoportantes são capazes de sustentá-lo sozinhas, sem necessidade de outras estruturas.

Trata-se de um dos modelos mais luxuosos e muito utilizado em centros comerciais, hotéis, shoppings, restaurantes e até em algumas residências. Seu grande diferencial, em relação ao tradicional, é proporcionar vista à paisagem externa ao elevador.

Neste artigo, apresentaremos as principais características e vantagens do elevador panorâmico. Desta forma, você poderá fazer a melhor escolha para o seu empreendimento. Continue a leitura.

O que é um elevador panorâmico?

O que configura um elevador panorâmico é o fato de ter uma ou mais paredes de vidro. Muitas vezes, ele é instalado em uma estrutura autoportante de vidro, que é capaz de sustentar o equipamento sem necessidade de outras estruturas.

Muitos arquitetos e construtoras optam por esse tipo para uso em shoppings, prédios comerciais e até mesmo em algumas residências de alto padrão.

Sua instalação, geralmente, é feita em espaços planejados e abertos nas edificações. Caso o local para este modelo não esteja previsto no projeto arquitetônico, é preciso fazer reformas na construção ou optar por um ​​residencial tradicional.

Conheça alguns tipos dos elevadores panorâmicos

  1. Elevador panorâmico em formato tubular: confeccionado em  vidro côncavo, que lhe permite oferecer uma vista mais completa para os passageiros.
  2. Elevador panorâmico comercial interno ou elevador panorâmico simples em vidro: pode possuir até três paredes em vidro, geralmente são equipamentos menores.
  3. Elevador panorâmico residencial externo: casas que não previam a instalação de elevadores podem anexá-lo à parte externa.

Quais as principais características e vantagens dos elevadores panorâmicos?

Quando falamos em benefícios, podemos destacar os seguintes pontos:

1. Valorização do imóvel 

Os modelos panorâmicos oferecem maior contemplação do ambiente durante as viagens, e, podem ser usados para enaltecer a arquitetura de um ambiente e fazer com que as pessoas parem e observem, oferecendo uma experiência positiva aos usuários.

2. Compatível com diversos tipos de arquiteturas

Compatível com arquiteturas diversas, o que dá a possibilidade de incorporá-lo a residências e prédios de todos os estilos. Esses modelos são elegantes e conferem exclusividade por sua leveza visual e acabamento requintado.

Todos esses fatores certamente valorizam o imóvel.

3. Segurança e acessibilidade

Um fator que pode preocupar é a segurança, e isto é compreensível. Porém, há normas fixadas para o uso deste transporte, uma delas, a NBR 7199, prevê uma série de requisitos para sua utilização em construção civil, como o uso do vidro laminado.

Por fim, eles são compatíveis com todas as normas de acessibilidade para PCDs e PNE’s.

O elevador panorâmico é bem quisto de diversos pontos de vista. Porém, antes de adquirir, é preciso avaliar diversos fatores para validar se este é o modelo ideal para sua obra.

E então, está mais claro quais as principais vantagens do elevador panorâmico​? Quer saber mais? Acesse nosso blog e nosso site para mais informações! Você também pode nos encontrar nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *