Dimensão de um elevador: saiba como calcular a medida correta!

Tempo de leitura: 6 minutos

Muito planejamento é necessário para instalar um elevador. Compreender a dimensão de um elevador é vital para a segurança, além da ótima aparência estética. 

Hoje, vamos conhecer alguns pontos e recursos simples a serem lembrados ao medir corretamente a dimensão de um elevador. Continue lendo!

Seguindo as normas corretas

Falar da dimensão de um elevador só faz sentido quando prestamos atenção no tipo de edificação em que o elevador será instalado:

  • Comercial;
  • Industrial;
  • Ou residencial.

Geralmente, seguindo as normas da ABNT, o espaço reservado se converte em 1,70 m x 1,80 m, no mínimo. Para as instalações que possuem acessibilidade, o espaço muda para 1,40 x 1,50 m. As medidas costumam mudar de acordo com o modelo do elevador.

Mas um detalhe importante: 

  • Antes de medir, é sempre bom ter em mente a capacidade em metros e peso, descrita na Tabela de Dimensões do Elevador da INMETRO. Esta é uma ferramenta muito útil, especialmente quando você percebe que as medidas do elevador são desproporcionais à capacidade máxima listada.

Como saber qual espaço deve ser reservado para o elevador em uma obra?

Independentemente do tipo de elevador que você escolher para o seu prédio comercial ou residencial, é de vital importância que o equipamento seja projetado e instalado profissionalmente.

Na verdade, o espaço que você precisa para um elevador depende de quantos níveis você possui e do lugar que você planeja instalá-lo.

O menor tipo de elevador doméstico, por exemplo, é geralmente um elevador pneumático a vácuo, que também é chamado de elevador “sem poço” pelo seu design. 

Alguns fatores a considerar ao decidir quanto espaço você realmente precisa para um elevador são:

1. Largura da parede

Um elevador residencial, normalmente, usa um sistema de trilhos preso a uma parede. Portanto, a largura da parede é importante ao considerar se você tem espaço suficiente.

2. Largura da porta

Os elevadores residenciais geralmente têm portas medindo pouco mais de um metro de largura, embora alguns modelos maiores possam ter portas mais largas para acomodar cadeirantes ou mais pessoas.

3. Espaço livre ao redor do elevador

Além do espaço ocupado pela cabine física e os mecanismos que fazem o elevador funcionar corretamente, você também precisa de espaço livre ao redor do perímetro da cabine.

4. Espaço para componentes de acionamento

Você pode precisar de espaço para qualquer sistema elétrico externo e componentes de acionamento que alimentam seu elevador. 

Alguns elevadores possuem um sistema de acionamento montado no poço, minimizando o espaço necessário fora do poço. Outros, requerem uma sala de máquinas externa para a unidade.

O tamanho da porta é importante?

Para atender às normas de segurança da ABNT, um elevador deve ter dimensões que garantam espaço suficiente para uma ou mais pessoas ficarem confortáveis na cabine.

Bem, você está com sorte! Vamos explicar os tipos de portas de elevadores que podem fornecer o que você está procurando saber para suas necessidades!

Respondendo diretamente à pergunta: apesar do tamanho, existem padrões de carga e capacidade convencionados e a porta segue a dimensão de um elevador para dois metros de altura, com variações de acordo com o tamanho da cabine.

Entrada de painel único

Um estilo de porta de elevador muito comum é a entrada de painel único. Ele abre para um lado, então há menos necessidade de espaço. Estas tendem a ser as mais rentáveis ​​e são frequentemente encontradas em edifícios mais antigos.

Elevadores de abertura central de velocidade única

Outro acessório comum em cabines de elevadores são elevadores de abertura central de velocidade única

Perfeito para um edifício que abriga vários elevadores em um local, eles exigem um pouco mais de espaço do que o lado aberto. Esta opção é um padrão para quase todos os elevadores e funciona em quase todos os edifícios.

Porta de elevador aberta central de duas velocidades

Outra opção de porta de elevador que combina partes de todas as três opções acima é a porta de elevador aberta central de duas velocidades. É comum encontrar essas portas em elevadores que precisam acomodar grande número de pessoas ou cargas largas, ou leitos.

Quais os principais problemas em adquirir um elevador fora dos padrões de dimensão e capacidade?

Consulte as especificações e desenhos nas páginas do produto do elevador para determinar o tamanho do elevador e a quantidade de usuários que você precisa para se adequar à sua aplicação específica.

O planejamento da instalação do elevador deve ser realizado com cuidado para garantir não apenas o uso de tecnologia adequada, além do cumprimento de todas as normas de segurança.

Entre os principais problemas que podem ocorrer caso a dimensão de um elevador esteja inadequada estão:

  • Plataforma que não atende para a acessibilidade da ABNT (ideal de 1,50 x 1,50 x 50 m de profundidade);
  • Dimensão da cabine estreita demais com pouca altura no interior;
  • Além da capacidade, não se observa o peso máximo permitido.

Como vimos, é muito importante respeitar todas as orientações da marca para ser assegurada a segurança de todos.

E, sim, a área onde o elevador será instalado deve ser submetida a verificações de segurança antes do início dos trabalhos, principalmente em edifícios mais antigos para garantir a estabilidade.

Dependendo se  são residenciais, corporativos ou ambos, o design do elevador, a quantidade, a localização, tamanho e velocidade variam. 

Assim, praticidade e estética devem trabalhar em conjunto com a segurança, garantindo um serviço agradável e adequado ao próprio edifício e seus ocupantes.

Bom, se você ainda estiver com dificuldades para encontrar as dimensões exatas do seu elevador, basta entrar em contato com a gente por nossos especialistas treinados para obter as informações disponíveis que você precisar.

A Simem Elevadores tem uma variedade de cabines diferentes disponíveis que podem funcionar em praticamente qualquer espaço, comercial e residencial. Nossos instaladores profissionais têm anos de experiência no ramo.

Deixe nossos profissionais da Simem ajudá-lo a encontrar o ajuste certo para seu espaço.

Visite nosso site para mais informações sobre elevadores, rampas e plataformas! Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *