Elevador maca e leito: o que preciso saber?

Tempo de leitura: 3 minutos

O transporte de pacientes e materiais hospitalares em um centro de saúde gera um fluxo intenso e deve ser feito com o máximo de conforto e segurança. Para isso existe o elevador de maca e leito, a fim de atender as demandas constantes de um hospital.

O comprometimento do hospital com a saúde de seus pacientes envolve não só os tratamentos, mas também o deslocamento apropriado, sobretudo em situações mais delicadas. Sabendo que um elevador convencional não é ideal nesse caso, é necessário investir no equipamento específico para garantir atendimentos adequados.

Continue a leitura e saiba mais sobre o elevador de maca!

Sobre o elevador maca e leito

O elevador de maca e leito é um modelo de elevador projetado para atender as necessidades de casas de repouso, hospitais e clínicas. Esse transporte se destina ao deslocamento de pacientes sem mobilidade própria, ou limitada; aos profissionais de saúde e à locomoção de materiais dentro do edifício.

Muitas vezes, pode ser previsto o transporte do paciente no próprio leito, fazendo-se necessário o uso deste elevador especial. O projeto deste tipo de elevador é voltado para garantir o máximo de segurança, confiança e conforto de quem o utiliza, além do que a sua performance também é muito importante.

A dimensões internas do elevador para maca e leito, de acordo com a norma NBR 14.712 da ABNT, devem ser de, no mínimo:

  • 1,50 m de largura
  • 2,20 m de comprimento
  • Porta de 1,10 m

Qual a diferença entre elevador de maca e leito e de elevador comum?

O que diferencia o elevador comum do elevador de maca e leito são as dimensões e funcionalidades, assim como o elevador de acessibilidade, que também tem suas especificidades.

Um elevador hospitalar para maca e leito pode chegar a comportar mais de uma maca, por exemplo, se essa for a necessidade do estabelecimento. Para se ter uma ideia, a capacidade desse equipamento pode ser equivalente a mais de 20 passageiros ou 900 kg.

Além disso, o revestimento da cabina e as portas precisa ser, obrigatoriamente, feito em aço inoxidável. As botoeiras também devem ser reforçadas devido ao uso constante.

E os modelos hospitalares podem ser personalizados com recursos que garantem a integridade das pessoas e dos equipamentos. Alguns exemplos são os botões de emergência e reforço para conservar a maca.

Por que ter um elevador de maca e leito?

O transporte de pacientes em um hospital deve ser feito com cautela, sem obstáculos, com segurança e conforto. Por essa razão, ter um elevador de maca e leito é fundamental, garantindo que o passageiro não sentirá desconfortos em seu deslocamento.

Com a tecnologia adequada e manutenção em dia, o elevador promove agilidade e oferece suavidade, sem paradas ou arranques bruscos. Seja numa clínica, numa casa de repouso ou em um hospital, os pacientes sem mobilidade ou com limitações precisam ter essa alternativa confiável.

 O elevador de maca e leito é indispensável nesses locais, assim, garantindo a comodidade dos passageiros.

Visite nosso site para mais informações sobre elevadores, rampas e plataformas! Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *