Manutenção e reforma de elevadores: quem pode realizar estes serviços?

Tempo de leitura: 3 minutos

O elevador do seu prédio está apresentando defeitos constantes? Isso indica que chegou a hora de mudar alguma coisa. Para isso, existem duas opções: manutenção e reforma de elevadores.

Mas, afinal, o que significa cada um desses serviços? Quando fazer? Quem pode realizar? Leia o artigo e entenda tudo sobre o assunto!

O que é manutenção de elevadores?

Todo edifício com elevador é obrigado por lei a realizar manutenções regulares no dispositivo a partir do contrato com uma empresa habilitada para tal. A manutenção de elevadores é um serviço técnico que garante a funcionalidade adequada do equipamento, evitando degradações em seus componentes.

Da mesma forma, realiza-se reparos e trocas de peças que venham a apresentar defeitos. Sendo assim, existem dois tipos de manutenção:

  • Corretiva: efetuada quando algum componente está com problemas e precisa de conserto;
  • Preventiva: feita periodicamente, com o intuito de avaliar as peças e identificar com antecedência a possibilidade de defeitos.

O que é reforma de elevadores?

Agora você vai entender a diferença entre manutenção e reforma de elevadores. A reforma, também conhecida como modernização, é um serviço de melhoria nas condições de funcionamento do elevador.

Todos os seus componentes são avaliados nesse processo. Quanto aos sistemas elétricos e eletrônicos, é possível realizar a reforma total (com troca de todos os componentes) ou parcial (com substituição de alguns componentes). Além disso, também é possível fazer a reforma estética, de modo que toda a parte visual ganha uma nova aparência. 

Por que devo realizar a manutenção ou reforma de um elevador?

Elevadores são meios de transporte em uso constante, logo, devem oferecer toda a segurança possível aos seus passageiros. A manutenção e a reforma de elevadores são ações fundamentais para que as viagens sejam seguras e confortáveis.

Afinal, as peças se desgastam naturalmente com o tempo, e a negligência é capaz de provocar acidentes e fatalidades. Isso significa que a manutenção é uma forma de prevenção.

A reforma, por sua vez, é uma opção para implementação de novas tecnologias, que promovem mais agilidade, segurança e conforto aos usuários. Sem contar na economia que será notada na conta de energia elétrica, já que sistemas modernos são mais eficientes e consomem menos energia.

O investimento promove, ainda, a valorização do patrimônio.

Com qual frequência devo realizar manutenção ou reforma de elevador?

A manutenção preventiva de elevadores deve ser programada pela administração do condomínio para acontecer mensalmente. Já a manutenção corretiva será feita sempre que necessário diante de falhas no equipamento.

Quanto à reforma ou modernização, o ideal é que seja efetuada após 20 anos da instalação do dispositivo, pois seus componentes já estarão obsoletos. Considere também a modernização quando a frequência de defeitos no elevador se torna cada vez maior.

Por fim, saiba que somente uma empresa regulamentada, autorizada pela prefeitura da cidade e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) pode prestar serviços de manutenção e reforma de elevadores. A companhia também deve ter ao menos um engenheiro responsável em sua equipe.

Em nosso site, você encontra mais informações sobre instalação, manutenção, modernização e modelos de elevadores. Acompanhe também nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *