A importância da manutenção em escadas rolantes

Tempo de leitura: 4 minutos

Há equipamentos em que revisões constantes devem ser encaradas com muita atenção. Uma dessas é a manutenção em escadas rolantes, comodidade imprescindível em shoppings, centros comerciais, supermercados e outros edifícios.

Se você faz a gestão desses tipos de espaços, vale ficar atento a alguns temas, como o que fazer em casos de acidentes causados pelo transporte de interiores e cuidados necessários ao contratar uma empresa prestadora do serviço de manutenção de escadas rolantes.

Continue a leitura e atualize-se!

Motivos para realizar a manutenção de escadas rolantes regularmente

Nunca é demais recordar que a manutenção das escadas rolantes e outros equipamentos, como elevadores e plataformas, é obrigatória por lei. A frequência adequada para as manutenções preventivas é de uma vez por mês, além dos possíveis reparos pontuais em caso de avarias.

Afinal, é possível identificar indícios de problemas e corrigi-los antes que se manifestem e exijam a parada do funcionamento. Além de cuidar do equipamento e prolongar sua vida útil (em média, de 20 a 30 anos), essa atenção é um compromisso com a segurança dos usuários, pois ajuda a prevenir acidentes.

Financeiramente falando, a manutenção de escadas rolantes é altamente vantajosa. Afinal, acidentes – principalmente envolvendo pessoas – podem gerar gastos muito altos e até mesmo sanções judiciais. Por isso, o reparo frequente não deve ser uma questão a se discutir e sim uma regra inegociável!

Alguns cuidados para manter o equipamento sempre em bom funcionamento

Você sabia que existem regras para usar escadas rolantes? Isso mesmo! Apesar de na maioria das vezes essas determinações não serem afixadas junto ao equipamento, elas existem.

Por exemplo, é indicado que não se ande nas escadas rolantes. Animais também não devem utilizar, a menos que estejam no colo de seu tutor.

Vale lembrar sempre que, “pular” para o piso antes dos pés tocarem o pente no topo, quando está subindo ou em baixo quando está descendo, é uma das principais causas de acidentes! Outro erro comum é transportar grandes volumes, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, para isso é recomendado o uso dos elevadores.

Por fim, nunca coloque a cabeça para fora do corrimão da escada, para olhar para cima ou para baixo. É arriscado que a escada rolante cruze com outra ou que haja elementos da construção que podem machucar.

O que fazer em casos de acidentes em escadas rolantes?

A ocorrência de acidentes em escadas rolantes não é rara, uma vez que o uso correto também depende da disciplina e atenção das pessoas. Caso aconteça uma eventualidade do tipo, o procedimento mais adequado é acionar a equipe de segurança local ou o corpo de bombeiros.

Além desses, o técnico, ou empresa responsável, deve ser imediatamente notificado e não é recomendável que se tomem nenhum tipo de providências sem a orientação desses profissionais.

Caso as pessoas envolvidas no acidente de escadas rolantes sofra alguma lesão ou ferimento, devem ser encaminhadas a uma unidade de pronto atendimento para receber os cuidados necessários. E é pensando nessas eventualidades que escadas de fácil acesso e saídas de emergência devem sempre estar disponíveis!

De toda forma, não importa o que aconteça, lembre-se de manter a calma, pois todas as medidas cabíveis serão tomadas o mais rápido possível pelos profissionais.

Cuidados na hora de contratar uma empresa para realizar a manutenção de escadas rolantes

A manutenção das escadas rolantes deve ser feita com muita cautela, pois se trata de um equipamento utilizado em grande escala diariamente e por pessoas de todas as idades. Portanto, a segurança dos usuários deve ser uma prioridade.

É fundamental pesquisar sobre as empresas presentes no mercado, atentando-se a informações como seu histórico, tempo de mercado, portfólio, cartela de clientes e satisfação destes. Se possível, observe também as qualificações e a experiência dos profissionais que atendem pela empresa, afinal, são eles que executarão o trabalho!

No mesmo sentido, vale a atenção em procurar por empresas especializadas que ofereçam agilidade e transparência no atendimento. Somente assim será possível encontrar uma prestadora de serviços séria, confiável e que dê a garantia de que as manutenções serão efetuadas com o devido cuidado.

Conforme ponderamos neste artigo, a manutenção de escadas rolantes não deve apenas ser feita com regularidade, como também é preciso fazê-la com empresas especializadas e boa reputação de mercado. Isso também vale para a manutenção preventiva e corretiva de elevadores!

Continue aprendendo mais sobre o assunto! Entenda por que investir na modernização do seu prédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *