Elevador de acessibilidade ou rampa: qual devo ter no meu prédio?

Tempo de leitura: 3 minutos

A instalação de elevadores de acessibilidade ou a rampa de acessibilidade é uma forma de possibilitar a locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Sem esses mecanismos, os espaços ficam com acesso limitado e, até mesmo, excludente.

Afinal, a inclusão desse grupo em locais públicos e privados se faz através do cumprimento da legislação. Portanto, os novos projetos de construção civil devem ser executados dentro dos parâmetros, e os estabelecimentos já existentes precisam se adaptar.

Diante da importância do assunto, no artigo de hoje vamos falar sobre esses equipamentos de acessibilidade para deficientes. Confira!

O que é uma rampa de acessibilidade?

Atualmente, existem vários modelos de equipamentos que contribuem para o deslocamento de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. A rampa de acessibilidade é um exemplo que está presente no nosso cotidiano, basta observar as entradas dos bancos e prédios públicos, por exemplo.

Rampa de acesso é uma elevação inclinada que permite a passagem de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. É uma alternativa às escadas, que são de uso difícil ou impossível para as pessoas desse público.

A construção de uma rampa deve seguir as especificações da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os critérios envolvem o nível máximo de inclinação da rampa, bem como sua largura de acordo com o fluxo de pessoas que circulam no local, entre outros atributos. Tudo isso para garantir a segurança dos usuários.

O que é um elevador de acessibilidade?

O elevador de acessibilidade é uma solução para o transporte vertical de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em ambientes públicos e privados. O equipamento pode estar presente em edifícios ou pode ser substituído por um elevador residencial.

Nos locais públicos, o elevador de acesso possui o uso restrito. Esse modelo também possui especificações técnicas e, vale lembrar, não é equivalente a um elevador convencional.

Aliás, lugares que possuem elevadores de passageiros devem adaptar o equipamento para o uso de pessoas com deficiência. Um exemplo são os botões de comando com relevo ou em braile, o que favorece o uso por pessoas com deficiência visual.

Quais as principais vantagens da rampa de acessibilidade?

A rampa de acessibilidade é pensada para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não encontrem obstáculos ao precisar entrar em um local. As escadas, nesse caso, são barreiras para quem utiliza cadeira de rodas ou muletas.

Portanto, a vantagem das rampas de acesso é justamente a liberdade e a autonomia de locomoção desse público.

Quando ações de inclusão são realizadas, se faz valer os direitos humanos na prática. A possibilidade de acessar locais deve ser igual para todos! Mais que isso, o estabelecimento que possui tal mecanismo está em dia com a lei.

Quais as principais vantagens do  elevador de acessibilidade?

Uma dúvida pode surgir quanto à instalação de elevadores, plataformas elevatórias ou outras soluções de acessibilidade entre andares. As principais vantagens do elevador de acessibilidade são a segurança e a agilidade que ele promove.

Além disso, são equipamentos tecnológicos e, muitas vezes, de fácil instalação, até mesmo sem a necessidade de obras. Assim como as rampas, os elevadores promovem a independência de pessoas com deficiência e fazem parte da lei de acessibilidade.

Um elevador convencional pode ser adaptado para ser acessível. Ele deve conter: corrimão, sistema de comunicação por voz, sinalização sonora, sinalização em braile, iluminação, cores contrastantes, entre outras exigências.

Lembre-se: elevador de acessibilidade e rampa de acessibilidade são requisitos em prédios comerciais e residenciais.

Visite nosso site para mais informações sobre elevadores, rampas e plataformas! Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *