Polia de tração: quando devo trocar?

Tempo de leitura: 2 minutos

A inspeção e a manutenção são essenciais para a segurança e eficiência do seu elevador; e um dos componentes mais importantes de todo o conjunto é a polia de tração. Como a polia é imprescindível para a operação, ela deve ser inspecionada e revisada  regularmente. 

Sua troca deve ocorrer quando os “canais” não estão mais tendo a função de tracionar os cabos e o mesmo pode ser verificado através de uma inspeção visual ou com uso de gabaritos próprios de medição utilizados pela manutenção preventiva. Visualmente os cabos estão “profundos” nos canais e os gabaritos podem atestar tecnicamente. 

Quer saber mais sobre  qual é a função desse componente? Continue lendo!

O que é polia de tração do elevador?

O sistema de tração é fundamental para o elevador. No equipamento, a polia de tração faz a função de “segurar” os cabos do elevador. Como o próprio nome diz, ​​ela é responsável pela tração e, portanto, seu movimento de elevação. 

As ranhuras da polia de tração precisam se encaixar corretamente nos cabos para que tenham aderência suficiente para operar com eficiência e segurança. Além disso, para manter o equilíbrio, a tensão deve ser distribuída entre todos os cabos aumentando a vida util de todos os componentes .

Ter as polias do seu elevador inspecionadas regularmente garantirá que esses requisitos estejam em dia. 

Como funciona a polia de tração do elevador?

Elevadores de tração são um sistema simples. Um motor é  interligado a uma caixa de redução ( com engrenagem) com uma polia acoplada e os cabos interligados a essa polia. 

Em uma extremidade, os cabos são fixos ao topo da cabina e na outra, são presos ao contrapeso.

Dicas para conservação da polia de tração

O desgaste dos componentes do elevador é natural, e por isso é fundamental a contratação de uma empresa qualificada, com profissionais com grande experiência no segmento além de um Engenheiro Mecânico como Responsável Técnico. Se os sinais de desgaste não forem tratados por pessoal qualificado, a substituição das peças pode acontecer muito antes do esperado.

Esperamos que este conteúdo tenha solucionado suas dúvidas. Continue conosco para saber mais sobre os diversos tipos de elevadores. Visite nosso site e nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *